Hidrocolonterapia

A especialidade

hidrocoloterapia cliten.jpg

A hidrocolonterapia é uma técnica de limpeza e desintoxicação do corpo através de lavagem, contínua e profunda, do intestino grosso e suas paredes.

         Uma sessão de hidrocolonterapia consiste na infusão suave, segura e sistêmica de água previamente filtrada e purificada no cólon vis ânus e reto inferior. Também, segundo as indicações terapêuticas, pode-se fazer irrigação de cólon com infusão de plantas medicinais, o que ajuda no tratamento e cicatrização local da mucosa. Durante a sessão, realizam-se vários preenchimentos e esvaziamento de água, implementando técnicas de respiração, e uma massagem abdominal suave.

          É um método complementar eficaz nos tratamentos das alterações metabólicas e doenças sistêmicas. Utiliza-se de uma aparelhagem moderna que facilita a utilização total e o controle absoluto de todas as constantes. Este equipamento permite fazer a limpeza total e eficaz do intestino grosso com alta segurança.

O sistema automático de preenchimento e esvaziamento instantâneo de água ajuda a dissolver todos os depósitos aderidos no cólon, de forma definitiva.

         Durante a sessão de hidroterapia do cólon, a descarga com resíduos fecais passa por um tubo transparente iluminado, que permite ao naturopata fazer observação e receber informação importante para o diagnóstico. Além disso, este equipamento tem o sistema de coleta de amostra para análise em forma imediata.

          Durante o procedimento, utiliza-se uma cânula, conectada a dois circuitos fechados, permitindo a entrada de água pura e saída de água carregada de resíduos pelo reto, de forma independente. O tratamento é totalmente seguro em relação a contaminações externas, devido ao uso de materiais descartáveis. Depois de cada sessão, o equipamento faz, automaticamente, a desinfecção.

          Uma sessão de hidroterapia do cólon tem duração de 45 a 60 minutos, com a utilização de 30 a 40 litros de água de lavagem total.

        Para obter uma limpeza completa e um efeito profundo, terapêutico, é necessário realizar uma série de três sessões de tratamento, com um período de 3 a 5 dias entre cada uma.

          A primeira sessão consegue limpar o material residual impactado por muito tempo, aliviar a flatulência e perder alguns quilogramas de peso, mas é a segunda sessão e a terceira as que obtêm a limpeza profunda do cólon e o  efeito terapêutico de longo prazo.

          A hidrocolonterapia é totalmente higiênica, indolor e inodora, excluindo qualquer efeito desagradável.

         Entretanto, podem-se experimentar certas sensações desagradáveis, devido à constipação, espasticidade, excesso de flatulência, sensação de pressão suave quando a água enche o cólon e grande alivio em cada uma das descargas.

         Durante a sessão, o paciente permanece em decúbito dorsal a maior parte do tempo, alternando com decúbito lateral, tendo a possibilidade de comunicar-se com o naturopata responsável a qualquer momento e comentar suas sensações.

         Logo depois da sessão, o paciente pode sentir cansaço, é necessário realizar uma atividade física moderada posterior à terapia.

 

Benefícios imediatos da hidrocolonterapia:

  • Retirada de resíduos

Ao eliminar a maioria ou totalidade do conteúdo intestinal, há uma série de fatos:

  1. Diminuição do volume total do cólon, fazendo com que a compressão exercida sobre os órgãos da cavidade abdominal desapareça ou atenue-se, produzindo um efeito relaxante sobre os órgãos situados em um nível superior;

  2. Diminuindo da pressão intra-abdominal: este processo favorece o retorno venoso das extremidades inferiores e da zona pélvica para o coração;

  3. Atenuação da pressão sobre os quadris e a zona da coluna lombar, favorecendo, dessa maneira, a correta função das articulações e diminuindo as dores isquiáticas.

 

Cicatrização e renovação

        O efeito calmante e anti-inflamatório das paredes intestinais. Uma vez limpo e aliviado da saturação de elementos tóxicos e da mucosidade, com uma dieta apropriada (de acordo o seu sangue), o epitélio intestinal é capaz de recupera-se e cicatrizar em alguns dias, com a formação de novas células e muco saudável que favorece o equilíbrio da microflora.

 

Desintoxicação:

          É benéfico para todos os sistemas, mas o efeito mais próximo pode ser observado sobre:

  1. O sistema nervoso: melhora o estado emocional, gera mudanças passivas em casos de insônia, depressão, ansiedade, fobias, enxaquecas;

  2. O sistema tegumentar: diminuir a irritação e a inflamação da dermatite atópica, eczema, psoríase, acne; observa-se a menor retenção de líquidos pelo tecido conectivo.

 

Benefícios da hidrocolonterapia em longo prazo

Alguns deles são os seguintes:

  1. A estimulação do sistema imunológico;

  2. A digestão correta com a passagem completa de nutrientes e substâncias à corrente sanguínea;

  3. A estimulação da memória e o funcionamento do sistema nervoso central;

  4. A vitalidade da mucosa intestinal, com formação de uma microflora equilibrada;

  5. A motilidade regular do intestino;

  6. As mudanças metabólicas positivas, etc.

 

INDICAÇÕES GERAIS PARA A HIDROCOLONTERAPIA

  • Constipação;

  • Diarreia crônica;

  • Atonia do cólon (debilidade dos músculos);

  • Abundância de gases e flatulências;

  • Cólon irritável;

  • Obesidade e sobrepeso;

  • Doenças inflamatórias crônicas;

  • Doenças metabólicas;

  • Doenças e problemas de pele;

  • Alergias em geral;

  • Problemas menstruais;

  • Estresse, insônia, ansiedade;

  • Problemas circulatórios, insuficiência venosa e linfática;

  • Prevenção e envelhecimento;

  • Preparação para colonoscopia e tratamento cirúrgicos.

INTET.png
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.