Medinica Naturista

          A naturopatia cientifica é um sistema médico-social. Em seu plano terapêutico considera que a saúde mantem-se a base de uma relação com o meio e, se perde se recupera recuperando a relação com o meio ambiente. Propõe:

  • Alimentação

  • Plantas medicinais

  • Água

  • Cura mental

  • Sol e ar

     

Tudo isso é considerado desde ponto de vista de integração: o organismo está todo inter-relacionado consigo mesmo e com o meio ambiente, a naturopatia cientifica também inseri outras técnicas sociais: homeopatia e acupuntura.

 

Princípio Fisioterapêutico:

Vis Natura Medicatrix

          Os critérios médicos naturopatas valorizam que a saúde é mantida pelo próprio corpo com seus próprios sistemas e que na doença são esses sistemas que são acionados com a chamada vis natura medicatrix tendendo quase sempre a curá-los e reequilibra-los. Ciências atuais, como a imunologia e teoria geral dos sistemas, apoiam essa interpretação médica.

         Os medicamentos e procedimentos da medicina naturopática são estímulos inespecíficos que acionam as possibilidades oferecidas pela natureza com relação a saúde e sua restauração; em outras palavras: cura natural. A medicina romântica já havia formulado a chamada força de auto cura e descrito o médico interior.

          Este princípio fisioterapêutico frequentemente serve como uma característica básica da terapia natural. É mais importante dos medicamentos prescritos pela natureza, com os quais praticamos a fisioterapia e definimos os procedimentos da medicina naturopática. Não estamos interessados apenas em medicina e procedimentos, mas acima de tudo em como e por que sua eficácia.