
Tel: 71 3036-1047

Tel: 71 99172-3142
Há mais de 40 anos
cuidando da sua saúde

Medicina Tradicional Chinesa

A especialidade
A MTC utiliza um conjunto de práticas desenvolvidas ao longo dos anos e da historia com o principio integrativo e complementar. Ela se baseia nas leis que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente e os ciclos da natureza, aplicando essa prática tanto no tratamento de doenças e na manutenção da saúde quanto na aplicação de vários métodos, que são tratados de forma individual.
Técnicas da MTC
Acupuntura
Nessa técnica utilizam-se agulhas e moxa (queima de ervas produzindo calor no local) ou outros instrumentos com o objetivo de promover o tratamento de desequilíbrios energéticos, funcionais e orgânicos. Considerado um método terapêutico antigo. A palavra acupuntura origina-se do latim Acus que significa agulha. Essa técnica refere-se à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos considerados estratégicos para que seja produzido o efeito terapêutico desejado. A acupuntura pode ser introduzida para auxiliar nos tratamentos de diversas patologias.
Auriculoterapia
A acupuntura auricular tem sua ação nos pontos energéticos do pavilhão auricular, que possui em média mais de 100 pontos que refletem o funcionamento dos órgãos. Quando estimulados, eles promovem a melhora no equilíbrio energético do corpo.
Fitoterapia
A fitoterapia é uma prática milenar e utiliza propriedades medicinais das plantas com objetivo de obter benefícios em sintomas, profilaxia, curativo, paliativos e tratamento de doenças. A utilização da fitoterapia promove menos efeitos colaterais, e não causa dependência.
Moxabustão
Essa técnica consiste em aplicar calor de forma direta ou indireta na pele com um auxilio de bastão enrolado com ervas medicinal. Para a medicina chinesa a aplicação desse calor na pele contribui para liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo. Essa liberação auxilia no tratamento de algumas doenças, além de favorecer o bem-estar físico e mental.
Eletroacupuntura
A eletroacupuntura é uma modalidade terapêutica neuromodulatoria, que utiliza pequenos estímulos elétricos aplicados a duas ou mais agulhas inseridas em pontos de acupuntura.
Principais mecanismos de ação da eletroacupuntura:
-
Liberação de opioides endógenos;
-
Modulação do sistema adrenérgico, serotoninérgico e de outros neurotransmissores.
-
Efeito anti-inflamatório mediante ativação do eixo hipotálamo-hipófise adrenal.
-
Modulação da plasticidade neural através de mecanismo LTP e LTD.
-
Ativação do sistema de controle inibitório nociceptivo difuso.
Ventosaterapia
Nesta terapia são utilizadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os vasos sanguíneos e promover o relaxamento da musculatura. As ventosas criam efeitos de vácuo que faz sucção da pele fazendo com que ocorra aumento do diâmetro dos vasos no local. A aplicação resulta em melhora na oxigenação dos tecidos contribuindo para eliminação de toxinas do sangue e músculos. Essa terapia é muito utilizada no tratamento de varias patologias dérmicas e musculares.
Dietoterapia
A dietoterapia individualizada o tratamento através da alimentação de acordo com as necessidades individuais e também através da observação da enfermidade. A MTC visa tonificar e equilibrar os órgãos promovendo o bem-estar e a saúde com a introdução da alimentação saudável e natural.
Massagem (Tuí-na)
A massagem terapêutica procura purificar, tonificar e harmonizar as energias que estão associadas aos órgãos e também para promover a melhora da circulação sanguínea.
Laserterapia
A palavra laser é formada pelas iniciais de “Light Amplification By Stimulated Emision of Radiation” ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. A teoria da emissão estimulada foi descrita pela primeira vez em 1917 pelo cientista A. Einstein. Existem vários tipos de laser no mercado com várias potencias. Ou seja é uma forma de radiação usada terapeuticamente tolerado pelos tecidos. A laerterapia e o laser aplicado à acupuntura auxilia muito no processo de cicatrização de feridas, inflamações, fibroses, alivio de dores, lesões, tratamentos pós operatórios, herpes fissuras nas mamas, tratamentos odontológicos, e na estética, tratando manchas, olheiras e flacidez. Pode-se garantir uma melhoria significativa de acordo com as sessões do paciente.
O laser veio elevar a prática da acupuntura, tornando-a mais aceitável pelos pacientes, em especial as crianças e os mais idosos. A única grande razão para que a luz emitida pelo laser seja efetiva pode ser por adicionar facilmente energia acessível, a fim de estimular profundamente todas as atividades e funções das células e dos tecidos, aumentando a vitalidade global em sistemas vivos. Por esta razão, a terapia com laser age como uma forma de moxa e acupuntura. Novos tipos de dispositivos a laser se tornaram disponíveis nos últimos tempos. Além de oferecer efeitos bem conhecidos da terapia laser como a de promover a função biológica, regenerar tecidos, reduzir a inflamação e aliviar a dor, alguns desses novos instrumentos são projetados para provocar um estimulo-resposta e ser utilizado de forma semelhante à acupuntura tradicional.